Não me canso de repetir: gamificação não é uma panaceia.
A gamificação é uma estratégia que funciona bem quando minimamente planejada. Mas está sujeita a ser substituída caso perca sua eficiência como qualquer outra estratégia. Precisamos acompanhar de perto, medir o que puder, ajustar o que precisar e repetir o processo enquanto tudo estiver funcionando.
Entretanto existem alguns sinais de erros na gamificação e quanto mais cedo a gente perceber isso maiores as chances de ajustarmos a direção. Antes que seja tarde demais.
Super valorização dos vencedores.
É bastante comum em qualquer estratégia de gamificação existir algum tipo de ranking e uma premiação para os melhores colocados. Desde que não seja a única estratégia de motivação, não há nada errado com isso.
O risco é quando os participantes começam a super valorizar estar em primeiro lugar: o foco da motivação sai da jornada e passa para o resultado final.
Quando isto acontece a mensagem acaba mudando. As pessoas começam a entender que os fins justificam os meios e pode estimular toda a equipe a buscar atalhos – às vezes bem controversos – para terminar em primeiro lugar.
A gestão não está mais participando.
No começo tudo é novidade e as pessoas participam ativamente! É bem normal haver um pico de atividade nas primeiras semanas e uma estabilização depois, já vi isto acontecendo várias vezes.
E não há com o que se preocupar se a atividade baixar depois de algumas semanas.
O perigo é se você perceber que houve uma fuga dos gestores.
Por mais divertido que seja sua estratégia de gamificação, no fim do dia as pessoas estão trabalhando e querem que seus gestores saibam disso. E se eles não estiverem na estratégia não há porque os colaboradores continuarem na gamificação, certo?
A gamificação virou uma ação isolada na empresa.
A gamificação está ficando cada vez mais difundida no mundo corporativo e é normal a curiosidade de se testar a estratégia. Algumas pessoas gostam mais, outras menos, mas todo mundo acaba se envolvendo de algum modo e se engajando.
Mas não adianta continuar forçando a gamificação se ela se descolar dos objetivos da empresa em algum momento. Manter uma estratégia que não influencia nenhuma métrica de negócio é perda de tempo e dinheiro.
Resumindo, o melhor jeito de evitar erros na gamificação é prestar atenção nas pessoas que estão participando dela. A gamificação é primeiro sobre pessoas, depois sobre games.