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Os 3 erros mais comuns de Startups (e como o design pode salvá-las)

Iniciar uma startup é uma das jornadas mais emocionantes e desafiadoras que um empreendedor pode enfrentar – eu sei, eu tive uma.

A sensação de pegar uma ideia e trabalhar para que ela ganhe vida é incomparável.

Mas junto com essa emoção vêm várias dificuldades que, se não forem enfrentadas, podem impedir o crescimento e o sucesso da startup – eu sei, já fechei uma.

Deixa eu dividir algumas dificuldades que enfrentei e que você pode começar a evitar agora mesmo.

Velocidade

Na fase inicial de uma startup, a velocidade é crucial.

Encontrar rapidamente quem tem o problema que você quer resolver (ou product-market fit) pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Já vi algumas empresas caírem na armadilha de investir tempo excessivo em aperfeiçoar o produto antes de testá-lo no mercado, com pessoas reais.

Concentre-se em lançar uma versão inicial do produto (ou o MVP – Produto Mínimo Viável), com funcionalidades suficientes para atrair os primeiros usuários e validar suas principais hipóteses.

Você vai conseguir insights valiosos sem gastar todos os seus recursos em um desenvolvimento demorado. Teste, aprenda e itere rapidamente com base em opiniões de usuários reais.

A perfeição é inimiga da velocidade.

Usuário

Já vi também muita gente desenvolver produtos com base em suposições sobre o que as pessoas querem, sem envolver os usuários no processo de desenvolvimento.

Isso pode (vai) levar a um produto que não atende às necessidades reais do mercado, resultando em uma baixa adesão das pessoas.

Converse muito com as pessoas. Realize pesquisas e testes a cada dúvida que tiver, desde o início.

Envolver os usuários neste processo de desenvolvimento não apenas garante que o produto final atenda às suas necessidades, mas também vai criar um grupo de pessoas engajadas que vão se sentir ouvidas e valorizadas.

Existem inúmeras ferramentas para construir protótipos interativos e validar suas ideias junto aos usuários antes de investir pesado no desenvolvimento.

Escala

Nada garante que um produto que funciona bem com 100 usuários vai funcionar com 10.000 usuários.

A escala do produto deve ser considerada desde o início, mas é normal evitarmos esse planejamento por achar que é um problema para o futuro.

Você não precisa executar no início, mas ter o plano para escalar vai evitar problemas graves de desempenho e insatisfação do usuário quando seu produto começar a ganhar usuários – e isso pode ser muuuito rápido.

Veja também:   A Jornada Emocional na Criação de Qualquer Coisa Incrível!

Pense em uma arquitetura escalável desde o início.

De novo: isso não significa construir para milhões de usuários desde o primeiro dia, mas garantir que sua arquitetura pode ser facilmente ajustada para lidar com um crescimento futuro.

São vários serviços com infraestrutura em nuvem que permitem escalar recursos conforme sua demanda aumentar.

E não esqueça de métricas para monitorar o desempenho do seu produto e identificar gargalos antes que se tornem problemas críticos.

Mas…

Provavelmente não falei nenhuma novidade para você aqui.

E mesmo sabendo disso tudo, muitas startups acabam ignorando isso por diversas razões.

“Não temos tempo para construir um MVP. Precisamos lançar um produto completo.”

Construir o MVP não é lançar um produto incompleto.

É lançar uma versão inicial que vai evoluir com base no feedback real do mercado e não com base na sua cabeça. Isso economiza recursos e tempo, permitindo ajustes rápidos e eficientes.

“Falar com os usuários leva muito tempo e recursos.”

Quanto tempo leva para desenvolver uma funcionalidade que não vai ser usada? Tenho absoluta certeza que o tempo investido em conversar com as pessoas é uma fração disso.

A pesquisa com usuários pode ser feita de forma muito ágil e iterativa, utilizando ferramentas online e redes sociais para conseguir falar com o maior número de pessoas possível.

“Vamos colocar para rodar, depois pensamos em escala.”

Ignorar isso pode resultar em crises de desempenho que custam muito mais para corrigir no futuro, quando você já tiver muitos usuários.

Pensar em uma arquitetura escalável desde o início garante que sua startup pode crescer sem interrupções.

E onde entra o design nisso tudo?

O design está no centro das startups de sucesso e ajuda a enfrentar estes desafios todos.

Desde a criação rápida de um MVP atraente e intuitivo, simplificando funcionalidades complexas e economizando tempo no desenvolvimento, passando pelo design centrado nas pessoas garantindo que o produto atenda à necessidades reais, até uma interface bem projetada que facilite a adição de novas funcionalidades acomodando o crescimento rápido da empresa.

Investir em um design estratégico desde o início não é só uma vantagem competitiva, é uma necessidade para garantir o crescimento de seu produto e a adaptação às mudanças do mercado.

Conte comigo para te ajudar nesta jornada! 😊

QUIZ
Qual o nível de maturidade de design no seu produto?
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