Acontece.
De vez em sempre as ideias acabam e você entra em parafuso tentando pensar em alguma coisa para postar nas redes sociais de sua empresa.
E um perfil que não interage vai perdendo relevância entre seus consumidores. Uma vez que sua empresa está na rede, é importante continuar interagindo. Nem precisa ser todo dia, mas é necessário haver uma rotina para postagens constantes…
Então vou deixar aqui 5 ideias para você gerar conteúdo nas redes sociais para sua empresa.
1. Peça ajuda
As pessoas adoram dar opiniões e ficam mais felizes ainda se sentirem que ela for útil. Pense em problemas que o seu negócio tem no dia a dia, mesmo que pareçam irrelevantes, e pergunte aos seus seguidores o que eles fariam, como reagiriam. Você vai se surpreender com o engajamento e o conteúdo que isso pode gerar!
2. Utilize imagens e frases motivadoras
Todos nós temos momentos difíceis e uma palavra de conforto, uma imagem inspiradora pode arrancar um sorriso de alguém. Nosso país já é tão esculhambado, ninguém precisa ficar esfregando as coisas ruins na nossa cara. Faça sua empresa espalhar inspiração por aí!
3. Ensine algo com tutoriais
Mostrar como o seu produto é feito – ou como fazer uma versão caseira dele ou de qualquer outro produto – tem dois efeitos nos seus clientes: eles vão perceber que existe um valor agregado no que sua empresa produz ou vende; e vão sentir a grata satisfação de ter aprendido algo. Não precisa ser em vídeo como algumas empresas tem feito com muito sucesso (receitas, artesanato…), pode ser uma sequência simples de fotos, instruções curtas, o importante é gerar o conteúdo. O prazer de apreender algo e compartilhar é poderoso, as pessoas se engajam muito neste sentimento.
4. Seja uma pessoa
De empresas o marketing tradicional já está cheio. Seja uma pessoa interagindo com seus consumidores, com nome, com rosto. Com selfies. Informalidade, carinhas e coraçõezinhos. E respeito. É assim que as pessoas se relacionam nas redes sociais e não existe nenhum motivo para a sua empresa agir diferente. 😉
5. Desafie seus seguidores
O ser humano adora um jogo e é fascinado por um desafio. Não à toa a gamificação ganha força a cada ano – rende outro post por aqui. Pense em como sua empresa pode recompensar seus seguidores num desafio simples – conseguir 100 compartilhamentos, ou tirar fotos felizes, ou responder uma pesquisa – e duvide. Se você conseguir ler a motivação do seu cliente e, num desafio, proporcionar uma forma dele perseguir esta motivação, você se surpreenderá com o engajamento do seu público.
Apesar destas dicas, ninguém é melhor do que você para entender o seu cliente. Procure se colocar no lugar destas pessoas e pense nos assuntos que elas estão interessadas, temas que estão procurando e vai dar tudo certo!
Tem outras dicas? Deixe aqui nos comentários!