Pular para o conteúdo
Ligando Ideias
Ligando Ideias
O efeito IKEA
Loading
/

No início dos anos 50 surgiram as misturas para bolo, fórmulas prontas para apenas misturar com água e assar.

Muitas famílias e donas de casa se mostraram resistentes com o produto: assar um bolo agora se tornou muito fácil!

Isso acabou desvalorizando o conhecimento que estas mães e donas de casa tinham sobre o assunto, agora qualquer um conseguiria assar um belo bolo para a família.

Mas a indústria teve uma grande sacada para quebrar esta resistência do mercado: deixar o processo mais difícil.

Retiraram um ingrediente da mistura e adicionaram mais uma etapa ao processo. Quem quisesse fazer este bolo teria que comprar um ovo, quebrar e misturar antes de colocar no forno.

Com isso viram o volume de vendas aumentando… mas por que?

==

Veja o estudo completo sobre o efeito IKEA:
http://www.hbs.edu/faculty/Publication%20Files/11-091.pdf

Me acompanhe nas redes!
Linkedin | Instagram | Youtube

QUIZ
Qual o nível de maturidade de design no seu produto?
DESCUBRA AGORA!