Talvez você se surpreenda com alguns, talvez já conheça outros. Mas é sempre bom começar a enxergar as coisas por um novo ponto de vista.
1. Gamificação é novo.
Então diga isso para Adão e Eva que fizeram história com o desafio da maçã! 🙂
2. É uma moda passageira.
Porque as pessoas sempre dizem “moda passageira”? Toda moda não é passageira? De qualquer forma, se o assunto não é novo não pode ser moda. A “moda” que tanto falam é a gamificação digital, com o acesso à tecnologia mais fácil e os smartphones cada vez mais baratos.
3. É inútil porque é superficial.
Você não fica largadão na praia ou gasta R$400 no salão de beleza para benefício interno do seu corpo… A não ser que esteja em um casamento ou funeral, não há nada errado em ser superficial.
4. Este nome é muito feio para durar.
Você se engana se acha que uma palavra pode arruinar um conceito. Você pode dizer “emprendedorismo” rápido 3 vezes?
5. Gamificação não é diferente dos games: é uma distinção sem diferença.
Os jogos olímpicos são o game, enquanto a cerimônia de entrega das medalhas, com hinos e bandeiras são a gamificação. “Os jogos deixam as pessoas escaparem do mundo real. Gamificação deixa as pessoas escaparem no mundo real.” – Keith, do GameMaki.
6. É menos importante do que um jogo real.
Então porque as pessoas choram tanto na entrega das medalhas? A cena do orgulho negro nas olimpíadas de 1968 no México é mais lembrada do que a própria prova que participaram…
7. Ninguém vai pagar por isso.
Todo mundo já paga. Seja em programas de afiliados ou sorteios na igreja. Os críticos subestimam o nível em que as pessoas já estão habituadas à gamificação.
8. Gamificação é uma ciência
Não, é uma arte.
9. Gamificação é fácil
Então faça você mesmo.
10. Gamificação explora as pessoas
Explora quando mal feita. Quando bem feita ela engaja as pessoas.
Este post é uma tradução livre do Mark Schreiber lá em 2012, que impressionantemente continua valendo… 🙂