A teoria do flow: como alcançar este estado da mente?

Quem já leu sobre game design já deve ter esbarrado já em um gráfico que mostra como manter o seu jogador num estado de flow.

São dois eixos: o horizontal representando o nível de habilidade de seu jogador, e o vertical mostrando a dificuldade do desafio proposto. É mais ou menos isso:

Teoria do Flow

A teoria é que se você balancear direitinho isso ao longo do tempo você mantém o jogador sempre interessado no seu game, evitando o tédio (habilidade muito desenvolvida para pouco desafio) e a ansiedade (desafio muito maior que as habilidades) que acontece quando ele sai dessa área de flow.

Mas sabe de onde veio essa teoria?

Mihaly Csikszentmihalyi – vou te ajudar a não cuspir quando falar: “Mirráli Tchizemirráli” – é um psicólogo húngaro que estudou durante 40 anos quais são os motivos que levam as pessoas à um estado de felicidade plena, de êxtase. À um nível de concentração tal que todo o resto desaparece. Onde a própria consciência de estar vivo some e o tempo é distorcido. Ele chamou este estado da mente de estado de flow.

Todo mundo já passou por isso. Normalmente acontece com esportistas e artistas, eles ficam tão concentrados em sua atividade que se esquecem de comer, exercem suas tarefas por horas a fio sem se cansar e perceber o próprio tempo em que estão nestas tarefas. Mas este estado aparece também quando a gente está lendo um livro interessante, quando estamos conversando com amigos…

Em suas pesquisas, Mihaly pediu às pessoas para descrever este estado de êxtase. Um compositor respondeu:

Você está em um estado de êxtase tão grande que se sente quase como se não existisse. Eu tive esta experiência algumas vezes. Minha mão parece independente, e eu não tenho nada a ver com o que está acontecendo. Eu simplesmente estou lá sentado e assistindo, em um estado de admiração.

Este estado é alcançado sem esforço consciente, é um processo não planejado e espontâneo da mente onde não existe mais a preocupação em falhar. Na verdade não existe nenhuma preocupação, toda a atenção está focada no momento presente.

Isso acontece porque nosso sistema nervoso tem um limite de processamento de dados por segundo. A capacidade de entender como o corpo está se sentindo – fome, cansaço – ou outras preocupações – contas, futuro – é nula quando a mente atinge este estado de flow. A nossa própria existência é suspensa.

Em resumo, dá pra dizer que precisamos de 3 condições para entrarmos neste estado de flow:

  1. As atividades em que estamos envolvidos precisam ter objetivos claros e nos fornecer um meio explícito de informar o nosso progresso nelas.
  2. feedback necessariamente precisa ser imediato, tanto positivo quanto negativo. Lembre-se que neste estado o foco está no presente.
  3. O mais importante: as habilidades necessárias para realizar a atividade e a dificuldade do desafio proposto precisa estar em um perfeito equilíbrio.

O gráfico completo sobre o flow que Mihaly desenvolveu em sua pesquisa é assim:

 

Teoria do Flow

Dependendo dos seus níveis de habilidade e da dificuldade dos desafios, você pode estar em um estado mental diferente. A apatia é o pior estado, onde não temos nenhum desafio a cumprir e nenhuma habilidade à prova. O oposto é exatamente o estado de flow, onde colocamos toda as nossas habilidades à serviço de um desafio que nos consideramos capazes de realizar.

Na maior parte do tempo estamos no ponto do meio. Então, ao buscar o estado de flow em uma tarefa, é importante você perceber como está se sentindo. Se perceber que está em um estado de controle, procure aumentar seu desafio. Se sentir que o desafio lhe causa alguma ansiedade ou exitação, foque em aumentar suas habilidades em relação à tarefa.

Vamos continuar esta conversa? O que você estava fazendo na última vez que entrou neste estado? Foi em algum game? 😉

 

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