Gamificação no voluntariado corporativo

V2V é uma das maiores plataformas de voluntariado corporativo país. Metade das empresas que possuem um programa de voluntariado no Brasil utilizam sua solução. Tenho o imenso prazer de trabalhar com eles em várias frentes, gamificação inclusive. Na última semana realizaram um evento bem bacana para apresentar a nova plataforma que será lançada em breve.

Foram 3 palestrantes de grandes empresas contando sobre suas experiências em voluntariado corporativo. Durante as palestras notei como o assunto voluntariado empolga os gestores. Durante a conversa e interações entre audiência e palestrantes anotei algumas falas nas perguntas e respostas dos participantes: “a pessoa tem que querer fazer“, “algumas regras são necessárias“, “existe uma busca por reconhecimento“. São frases que eu mesmo costumo dizer sobre gamificação nos eventos e palestras que participo!

O ambiente de voluntariado é muito propício para qualquer estratégia de gamificação. Várias ONG’s já utilizaram esta abordagem com muito sucesso. Geralmente as pessoas já tem alguma causa com que elas se identificam e de certa forma querem ser reconhecidas – nada errado nisso – por ajudar sua comunidade. Tudo o que falta é um empurrãozinho e a gamificação pode ajudar muito nisso.

Logo após as palestras os participantes foram convidados a deixar seus likes físicos para avaliar possíveis features da nova plataforma. Felizmente e nem tão surpreendentemente assim, uma das mais votadas foi a gamificação. 🙂

painel com vários adesivos de aprovação colados

Veja todas as fotos do evento na fanpage da V2V

O mais bacana foi que eu não precisei explicar nada, o assunto já está no radar dos gestores que conhecem e confiam na eficácia de uma abordagem assim. Foi o que pude perceber nas conversas que tive por lá.

Então vou deixar a pergunta: o que mais falta para sua empresa efetivamente utilizar a gamificação como aliada no engajamento de seus funcionários?

Comente aí pra gente continuar essa conversa! 😉

 

Publicado originalmente no Linkedin