Existe um mercado negro de perfis falsos?

Estou metido na xoxamídia faz um tempo e assisto (e estudo, e meço) bastante os comportamentos dos usuários e acho que já posso dizer que trabalho com redes sociais – mais essa agora.

No Facebook, administro algumas páginas e acho estranho que tenho páginas com poucos fãs e muito engajamento (curtidas e compartilhamentos) e páginas com muitos fãs (de onde consegui a maioria via facebook ads) e muito pouco engajamento, falta de conversão… Aí comecei a duvidar dessa história de anúncio do Zuckemberg.

Comecei a puxar os perfis de cada fã e vi que, nas páginas onde promovi algo por anúncio, apareceram alguns perfis bem estranhos, que interagem entre si e falam coisas a esmo… Este por exemplo tem mais de 1100 páginas que ele curtiu!

No Twitter também acontece a mesma coisa (há mais tempo, é verdade), comecei a reparar algumas frases idênticas, tuitadas por várias pessoas, aparentemente sem conexão entre elas e sem crédito, bastante incomum nesta rede. Aliás, tuitando em várias línguas… Conferindo quem estes poliglotas seguem dá pra ver que tem muitas empresas e grupos entre eles…

As marcas estão pagando para não se sentir sozinhas? Ou existe um mercado negro de perfis falsos por aí? Começa a ficar assustadoramente (mais) real o OnionTalks que chegou em mim pelo Marcelo Braga