Gamificação é à prova de cheaters?

Gamificação é à prova de cheaters?

Óbvio que não. =) Mas é uma das perguntas mais recorrentes que ouço quando estamos bolando uma estratégia de gamificação: como evitar que as pessoas burlem as regras do jogo? Não sei se é cultural do brasileiro achar que o outro sempre vai tentar um atalho para seguir no game – o jeitinho brasileiro – mas dá pra evitar o comportamento […]

Porque sua empresa precisa de gamificação?

Porque sua empresa precisa de gamificação?

A resposta curta é também a óbvia: sua empresa não precisa. Todas as empresas chegaram até o século 21 sem a gamificação, sem grandes problemas de relacionamento e comunicação. Líderes e liderados – mesmo que de gerações diferentes – sabem o que tem que fazer para a organização ser lucrativa e continuar funcionando para manterem seus empregos. E, para sorte de […]

Não precisamos mais de criativos?

Não precisamos mais de criativos?

Qual seria o layout de um anúncio feito por uma inteligência artificial? Já faz um tempinho, a M&C Saatch em conjunto com a Posterscope UK fizeram uma experiência out of home com um painel digital de Londres. A ideia básica é um algoritmo que seleciona as características do anúncio — tipologia, cor, imagem, mensagem — […]

Criatividade não tem nada a ver com talento

Criatividade não tem nada a ver com talento

Talvez eu esteja atirando em meu próprio pé aqui com este artigo, vou ver se consigo terminar com ele – o artigo, não o pé – sem muito estrago. Como é que uma agência de propaganda que, no limite, vive da criatividade, corre o risco de deixar a sua criação apenas com as pessoas que […]